segunda-feira, outubro 16, 2006

O REI DAVI E MEFIBOSETE



II Samuel 9

1 Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas?
2 E havia um servo da casa de Saul, cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Perguntou-lhe o rei: Tu és Ziba? Respondeu ele: Teu servo!
3 Prosseguiu o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu possa usar com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés.
4 Perguntou-lhe o rei: Onde está. Respondeu Ziba ao rei: Está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
5 Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
6 E Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, veio a Davi e, prostrando-se com o rosto em terra, lhe fez reverência. E disse Davi: Mefibosete! Respondeu ele: Eis aqui teu servo.
7 Então lhe disse Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai; e tu sempre comerás à minha mesa.
8 Então Mefibosete lhe fez reverência, e disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
9 Então chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor.
10 Cultivar-lhe-às, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos; e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, comerá sempre à minha mesa. Ora, tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
11 Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará ele. Disse o rei: Quanto a Mefibosete, ele comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
12 E tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. E todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete.
13 Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto sempre comia à mesa do rei. E era coxo de ambos os pés.


Na terça-feira passada, Edméia Williams pregou na Nazareno Central de Campinas, e lá estava eu, depois de muito tempo sem ir àquela Igreja.
Ela pregou sobre o texto acima.
Uma interpretação do texto que eu jamais tinha ouvido...

Aí vai um resumo:
Naquela época, quando um Rei era deposto, o que o sucedia eliminava toda a descendência do seu antecessor, para que ninguém reclamasse o direito ao trono depois.
Só que Davi e Jônatas, pai de Mefibosete, fizeram um pacto entre si. Decidiram, em comum acordo, não dar seguimento à essa terrível e sangrenta tradição. Eles eram amigos, amavam-se, suas almas eram ligadas, como a de irmãos.
Então, já rei, e após a morte de Jônatas, Davi lembrou-se do pacto que havia feito.
E achou Mefibosete em Lo-Debar, uma região desértica conhecida como sendo habitada por pessoas pobres e sem descência nobre, e morando de favor na casa de um tal Maquir. Mefibosete era neto de rei e filho de príncipe herdeiro, acostumado às delícias do palácio, e que por força das circunstâncias morava de favor, na casa de um desconhecido, num lugar horrível, comendo e vestindo sabe-se lá o que.
Mas ele não tinha conhecimento do acordo entre seu pai e o grande Rei Davi.
Por isso encheu-se de pavor quando viu que o seu esconderijo havia sido descoberto pelo rei.
Mas Davi devolveu à Mefibosete todos os bens de Jônatas, trouxe-o de volta à Jerusalém e restituiu-lhe o direito de assentar-se à sua mesa. O adotou. Deu à ele os mesmo direitos dos seus filhos legítimos.

Assim Deus fez conosco. E muito mais.
Nos adotou.
Nos tirou de uma situação de deserto, de fome e sede, de solidão e medo.
Nos salvou através do sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário, nos deu o direito de assentarmos à sua mesa, e de sermos chamados de seus filhos.
Fez um pacto conosco, que jamais será quebrado!
Mefibosete tinha todos os direitos.
Nós não.
"Mas Deus nos amou de tal maneira, que enviou seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas que tenha a vida eterna". (Jo.3:16)