quarta-feira, dezembro 06, 2006

Dia de Caos...

E eu estava lá, bem no meio dele...
E olha que o atraso do meu vôo não foi dos piores, apenas 3h45...
Caso bem diferente do rapaz da foto aí de baixo. O vôo dele, até aquele momento, estava "temporariamente cancelado". O jeito foi se acomodar da melhor forma possível...


"Boletim parcial divulgado pela Anac informa que dos 1184 vôos agendados até 17h, 436 tiveram o atraso e 122 vôos foram cancelados. A agência recebeu 281 reclamações de passageiros, 189 só em Brasília. Os passageiros afetados pelos atrasos e cancelamentos resolveram se mobilizar em resposta aos transtornos. No Aeroporto Internacional de Brasília um grupo de pessoas vestindo narizes de palhaço protestou contra a falta de informações e os problemas causados a eles. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, passageiros sem paciência discutiram com atendentes de uma companhia aérea."
(...)
"O nervosismo dos passageiros é reflexo dos atrasos de hoje. No aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, dos 77 vôos programados, 33 tiveram atraso. No aeroporto internacional de Guarulhos, SP, de 99 vôos agendados, 45 tiveram atraso (45% do total). Em Congonhas, na zona sul da capital paulista, de 148 pousos e decolagens, 41 apresentaram atraso. No Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, de 77 pousos e decolagens, 26 apresentaram atraso. No Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, 15 vôos foram proibidos de decolar e 12 pousos foram cancelados, seis deles vinham da Região Nordeste. Segundo a Infraero, não há previsão de normalização para partidas e chegadas."
(...)
"No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, passageiros que não foram para os hotéis dormiram nas cadeiras e no chão do saguão. Cerca de 20 vôos registraram atrasos desde a manhã de hoje. A irritação entre a maior parte dos passageiros ocorre por conta da falta e desencontro de informações. A exemplo de Congonhas, no Tom Jobim também já havia acúmulo de passageiros nas filas de check-in desde às 6h30 desta manhã em praticamente todos os balcões. Em Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, havia mais de dez 30 vôos com atraso por volta das 10h40, de acordo com a Agência Nordeste."

"Devido ao apagão nos equipamentos de rádio, o diretor-presidente da Anac, Milton Zuonazzi, informou que todos os vôos que partissem a partir das 19h de ontem dos aeroportos de Congonhas (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), teriam de ser cancelados, com exceção para os vôos da ponte aérea Rio-São Paulo. Os hotéis próximos aos aeroportos ficaram lotados rapidamente, fazendo com que algumas pessoas dormissem no saguão dos terminais aeroviários."
(...)
"Hoje, um oficial da reserva da Aeronáutica chegou a afirmar que a pane no sistema teria sido causada propositalmente por controladores de vôo. Já o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, criticou o "clima de terror" criado pelas insinuações de que existem "pontos cegos" no espaço aéreo brasileiro. Ele voltou a afirmar que espera que todos os transtornos provocados pelos atrasos e cancelamentos de ontem estejam resolvidos até amanhã."
(...)
"Na noite desta quarta-feira, a Aeronáutica divulgou uma nota afirmando que, de acordo com técnicos especialistas no equipamento, houve a perda de sincronismo do sistema, o que impossibilita a distribuição do áudio. "A central de áudio faz a distribuição de informações tanto de telefonia como das freqüências que são utilizadas para a comunicação da aeronave com os órgãos de controle de tráfego aéreo. A perda de sincronismo na central de áudio, numa analogia simples, seria como, no corpo humano, o coração parar de pulsar", explica a nota."
(...)
"Antes disso, o órgão havia sustentado a informação de que o problema pudesse ter sido causado por sabotagem. A hipótese foi levantada pois a cúpula da Força Aérea estranhou o fato de o incidente ter ocorrido na véspera da audiência na Câmara dos Deputados que discutirá a situação do tráfego aéreo brasileiro. Na reunião de hoje, há a possibilidade da decisão pela desmilitarização do setor de controle aéreo. Esta pane foi considerada a maior de toda a história da aviação brasileira."

Fonte: Último Segundo (Jornal on-line do iG)
Publicado em 06/12/12 às 08h50

1 comentário:

F. disse...

Foto tirada por mim, no
Aeroporto do Galeão (Antônio Carlos Jobim), hoje de manhã, na área interna de embarque.