quinta-feira, dezembro 14, 2006

Saudade do que ainda não vivi...

Ontem eu acordei com um sentimento de nostalgia tão grande, e com uma saudade que inicialmente pensava ser só do meu chão, como disse num post mais abaixo.
Mas não era não. E ainda não é. Na verdade, é uma saudade do que eu nem sei.
Saudade das coisas que ainda não vivi, talvez. Ou das que gostaria de ter vivido. Mas isso tudo não parece ser a mesma coisa? E não é a primeira vez em que isso acontece...
Pensei no dicionário e fui procurar o significado dessas palavras aí destacadas.
E o resultado foi esse:
nostalgia
do Gr. nostós, regresso + álgos, dor
s. f.,
melancolia, abatimento profundo de tristeza, causado pelas saudades do lar ou da pátria.
saudade
do ant. soedade, soidade, suidade < Lat. solitate, com influência de saudar
s. f.,
lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir;
pesar pela ausência de alguém que nos é querido;
nostalgia;

Mas saber o significado das palavras que "traduzem" o meu estado atual não ajudou muito...

Aí me lembrei daquela música da Legião, "Índios".
Eu sei que o contexto da canção não se aplica ao que estou sentindo, mas lá tem um trecho que diz assim:
"...a cura para o meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
...
Tentei chorar e não consegui."


Pensei: é bem isso!
Mas e daí?
O incômodo provocado por essa estranha sensação ainda continuava.

Foi então que me recordei de uma mensagem do Pr. Fernando Henrique, numa 6ªfeira dessas, lá na Igreja.
Ele falava dessa tristeza profunda, que pode até chegar a doer fisicamente, que o homem sente com frequência. E que é mais acentuada no crepúsculo do dia, naquela hora em que o Sol vai se despedindo prá dar lugar à Lua.
Hora essa que os homens passaram a chamar de "happy hour", que de feliz não tem quase nada, pois é nela que essa tal tristeza se manifesta na maioria das vezes.
Foi então que ele, o Pastor Fernando, nos lembrou de que antes do pecado entrar na nossa história, era justamente nessa hora em que Deus ia visitar o homem e a mulher.
Com eles conversava face a face. E eles tinham a presença real do Criador.
Depois do pecado, essa presença, dessa forma, nunca mais aconteceu.

Aí voltei ao significado das palavras nostalgia e saudade, nessa ordem.
.melancolia, abatimento profundo de tristeza, causado pelas saudades do lar...
.lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir;

E também me lembrei das palavras escritas por Renato Russo:
"...a cura para o meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.
...
Tentei chorar e não consegui."


Aliás, tento não chorar, e não consigo.
E entendo agora, em parte, essa minha aflição. E sei que, totalmente mesmo, ela só vai passar no dia em que eu estiver na presença dEle, com um corpo incorruptível e transformado. Livre das loucuras deste mundo, e das minhas "esquisitas maluquices"! Rs...

Mas enquanto isso não acontece, quero me concentrar nas lembranças das coisas boas que vivi, e na esperança das que ainda vou viver.
E firme na certeza de que "Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós." (Ef.3:20)

Sem comentários: